segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O que significa para mim 21/12/2012

Segundo os maias 21/12/2012 é uma data histórica. Um novo começo.
Já ouvi muito sobre esta data. Muitos cientistas fazendo prognósticos e há uma grande expeculação sobre o que pode acontecer de fato.
A minha leitura é a mais simples possível. Não vai acontecer nada de excepcional. Sabemos pelos cientistas que o clima vai continuar esquentando, isto implica em maior incidência de tempestades, furacões e outros desastres naturais. Haverá um agravamento crescente dos problemas já existentes como violência, fome etc.
No entanto, há sim um fato novo e fundamental em torno desta data. A própria história da Bíblia, tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento estão marcados pelo número 12. E a data de 21/12/2012 repete o mesmo número três vezes, embora o 21 seja um 12 invertido. No A.T. Jacó teve 12 filhos. José foi vendido. Este que foi vendido salvou depois os outros da fome. Quando Moisés livrou este mesmo povo da escravidão do Egito, eles formaram 12 tribos e assim estabeleceram-se na terra prometida. No N.T. Jesus reúne novamente 12 e começa a caminhada na construção de um reino justo. Um deles, judas, vende-se por trinta moedas de prata e compra um campo para garantir a sua segurança, traindo assim os demais. O grupo dos que ficaram com Jesus cresce, se multiplica e surge assim a comunidade dos primeiros cristãos formada por milhares. Estes reunidos em torno da idéia "da não posse" conforme Lc 14,33 tornam-se uma ameaça concreta para o Império Romano. Por isso esta família é perseguida e aniquilada e nunca mais se reergueu como tal.
O ano 12 do presente milênio é apenas simbólico. Ele simboliza sim o início do fim do mundo em forma de pirâmide marcado pela hierarquia (quem está no topo da pirâmide carrega o menor peso), pelo dinheiro e pela propriedade particular. Este ano marca o nascimento de uma família composta de 12 que pela terceira vez dentro do contexto bíblico está comprometida pela construção de um reino justo conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. Estas 12 pessoas porém não são nada santas como se poderia imaginar. Elas reconhecem que são Judas, aquele que traiu Jesus na base de seus ensinamentos, ou seja, abandonaram a família que vivia unida sem posses em troca de dinheiro e propriedades particulares, por julgarem-se assim mais seguros. Estes 12 reconhecem que aquele campo comprado hás dois mil anos multiplicou-se por milhões e tornou-se na verdade um sinônimo de autodestruição.
E por assim estarem unidos em torno da idéia fundamental de Jesus (Lc 14,33), convertidos, entregam as suas posses, as vidas na construção deste Reino Justo e deste modo não vão parar de lutar até que o último dos irmãos que se desligou desta família junte-se com eles em torno desta mesa.
A primeira família de 12 está representada pelo 21, 12 invertido; são as doze tribos de Israel, elas vieram antes de Cristo e em torno delas concentra-se um período histórico bíblico de mais ou menos dois mil anos. A história da segunda família, formada pelo 12 do mês de dezembro, completa também dois mil anos. A história da terceira família, simbolizada pelo 12 do ano 2012, tem seu início neste ano e vai envolver toda a raça humana.
Eu sou apenas o primeiro desta família. Sou aquele que reconhece publicamente ter vendido e traído os ensinamentos de seu mestre. Não sou digno de confiança. Mas se esta é a vontade dele, então assim será. Talvez em 2012 haja 12 judas convertidos e possamos de fato, contra todas as evidências, inaugurar uma nova era.
Judas, o traidor

2 comentários:

  1. Querido amigo,

    Vim até aqui para te agradecer pelo comentário deixado em minha página.

    João

    ResponderExcluir
  2. Irmão em Cristo. Não sou teóloga, sou uma dona de casa amante de Jesus, somente isto. Sei que como algumas Marias Madalenas, reconheço-me como tal. Sei que quedas ainda terei, pois a vida é um eterno cair e levantar, como o Amado sobre o peso da cruz, mas o levantar é o grande segredo. Mas sinto que estes 12.... significam... 121212121212.... em todo mundo e universo. Sei que o número 12 tinha um grande significado judaico, mas hoje penso que seremos infinitos e não somente 12. Seremos como as estrelas do céu, prometidas à Abraão. Incontáveis. Não sei! Pois este é somente um modo muito pessoal de ver a Palavra de Deus. Nada de teologia. Pessoal. Abraço fraterno. Lourdes. P.S. Feliz pelo seu blog.

    ResponderExcluir