quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Reflexões impróprias para o seu Natal

Disciplina é a instrução, a educação. Discípulo é aquele que recebe a instrução, a educação. Os dois andam de mãos dadas, não há um sem o outro.
Por que falar sobre isto no Natal?
Aquele que quer receber a instrução, a educação de Jesus Cristo, ou seja, aquele que quer ser discípulo dele, deve seguir a sua disciplina, deve obedecer as regras dele. E a regra básica, sem a qual não é possível receber as suas instruções, diz o seguinte: "Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." (Lc. 14,33) Esta é a cláusula fundamental da disciplina de Jesus Cristo. Os discípulos se submeteram a ela. Os primeiros cristãos se submeteram a ela. Judas tornou-se traidor porque não quis mais se submeter a ela. Pedro se submeteu a esta regra e recebeu as chaves do Reino de Deus. A Igreja Católica Apostólica Romana infringiu esta regra e desligou-se do Reino de Deus pregado por Jesus Cristo. Maomé revoltou-se contra os cristãos que não seguiam os ensinamentos de Cristo, fundou uma nova religião, mas também não se submeteu a esta regra básica do Reino de Deus pregado por Jesus Cristo. Lutero rebelou-se contra a Igreja Católica, mas tampouco observou a regra básica. As milhares de religiões que se ergueram e continuam aflorando observam nos mínimos detalhes os evangelhos, mas nenhuma se submete a esta regra básica. Filtram mosquitos, mas engolem um camelo.
Conclusão: Por mais que levemos os nossos filhos para serem batizados em nome dele, por mais que nos filiemos às religiões para professar o nosso amor por Cristo, por mais que nos recusemos a participar de qualquer religião e insistamos que estamos com ele ao nosso modo, ... por uma questão de inteligência, de lógica, de coerência, de retidão, de ética, somos obrigados a admitir que não há discípulos de Cristo. Sem discípulos não há disciplina cristã, sem disciplina cristã não há aprendizado dos ensinamentos de Cristo, não existe volta de Jesus Cristo, muito menos construção de seu Reino. Por outro lado sem Jesus Cristo, sem discípulos de Jesus Cristo há violência crescente, destruição em ritmo cada vez mais acelerado da vida no planeta terra. Santos são aqueles que apostam sua vida no além, malucos são aqueles que apostam sua vida para que as gerações futuras tenham vida plena na terra. Daí questiona-se: Se o Natal é uma festa em homenagem a ele, qual é o sentido dessa comemoração? Não marca esta festa justamente o triunfo absoluto dos valores contrários à sua disciplina?
Um discípulo de Cristo tem a solução não só para o aquecimento global como também para os males que cobrem a terra. Não adianta querer falar em nome de Jesus Cristo se não nos queremos submeter a sua disciplina. Se nas conferências sobre meio ambiente e aquecimento global pelo menos houvesse um para falar em nome dele! Ele é o único que eu conheço que ensinou com coerência como alcançar a paz, a liberdade, a fraternidade, a igualdade, a justiça social. Penso que é hora de resgatar a verdadeira história deste homem que lutou junto com os que o seguiram de um modo inédito e revolucionário para que avançassemos a um mundo de seres humanos livres e soberanos que preservam o equilíbrio de um planeta ímpar. Quem não quiser usar o nome dele, que fale em nome da justiça, que fale em nome de todas as leis e valores que criam e preservam o equilíbiro da vida em nosso planeta. É a mesma coisa. Não tolero e não suporto mais as aberrações ditas e feitas em nome dele.
Mas deixa estar, tudo tem o seu tempo. De minha parte vou empenhar minha vida na reconstrução da família dos doze. Já que fui eu que os traí. A bandeira dele é esta, a disciplina dele é esta: "Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo." Enganam-se os que consideram isto um voto de pobreza. Trata-se antes de uma vida plena e de uma riqueza coletiva. Esta é a disciplina para quem quer colocar-se ao lado dele, para quem quer construir um Reino justo com ele. Então esta é também a minha disciplina e para todo aquele que quer estar com ele. E quem não está com ele está contra ele, quem não recolhe com ele, espalha."

Obs. Ver filme "A vida desconhecida de Jesus" de Kent Dobson - http://video.msn.com/


Alceu João Gregory

7 comentários:

  1. Parabéns pelo espaço, pelas idéias aqui expostas, pela verdade expressada. Simples, fácil, compreensível: seguir a Cristo exige disciplina, Verdade e Justiça; o oposto do que estamos sempre presenciando no mundo cristão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você me fez lembrar da passagem que diz: Sendo assim quem pode? "Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível".
    Não é religião, não são as observâncias, porque o padrão de Cristo é altíssimo, e para os homens é impossível! Penso que sempre teremos pessoas "pisando no tomate"! Mas é a GRAÇA!
    O texto valeu a pena!
    Deus o abençoe,

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo de bom nesse ano novo, com muita paz, saude, prosperidade e alegria.
    Deus abençoe.
    Siga-me.

    ResponderExcluir
  4. Voce está passando por uma fase natural e maravilhosa para nós que queremos seguir ao Senhor. Digo-lhe como alguém que já passou por ela para chegar onde estou, ainda em fase de grande construção e grandes quedas. Voce está crescendo em espiritualidade e graça, mas acredite é uma etapa somente, ainda não é aquilo que o Amado espera de voce, mas está caminhando MUITOOOO BEMMM! Acompanharei seus passos. Sou somente alguém que está crescendo também, até chegar quem sabe ainda nesta vida, à estatura do Amado Jesus, que é AMAR sem exigir nada em troca. Só amar. Abraço fraterno e terno. Lourdes.

    ResponderExcluir
  5. Estou te seguindo, gostei do seu blog, me siga também http://lery-blogdalery.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Passei para dar um oi! Deus o abençõe. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir