quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa na África: Adoração ao bezerro de ouro?

Quando Moisés em meio ao deserto sobe ao Monte para orar, o povo, cansado de esperar pela sua volta, resolve fabricar um bezerro de ouro. Quando enfim Moisés volta com as Tábuas da Lei, encontra seu povo dançando e pulando em volta do mesmo bezerro.
Seria a Copa do Mundo uma adoração a um bezerro de ouro? A imagem é bem sugestiva! Feita por alguns riquinhos, todos residentes na Europa; em volta, os pobres, todos pulando e adorando esta estátua de ouro. Enquanto isto, nuvens negras pairam sobre o planeta.
Africa, quantos pequeninos estão passando fome e sede? Quantos são doentes ou peregrinos?
A grande sacanagem de Satanás é a sua capacidade de anular movimentos autênticos. Quando surge alguém de peso, ele oferece de início uma forte resistência, mas se ele não consegue derrotá-lo, trata logo de tornar-se amigo, enredando o adversário de modo que perca a sua força. É justamente neste gesto de engrandecer os seus adversários que ele acaba por tirar-lhes o poder. Eles ganham os aplausos, mas a causa pela qual lutaram está longe de ser resolvida. A luta de Nelson Mandela é sem dúvida uma vitória. Mas a miséria que separa brancos e negros continua escancarada. A exploração na Índia de Gandhi, antes feita por ingleses, agora é feita por outros.
Do mesmo modo que tira o poder de Mandela, de Gandhi e de tantos outros, este memo Satanás ilude bilhões de pessoas, levando-as a acreditar que estão seguindo os ensinamentos de Cristo. Mas ele as mantêm sob o seu cabresto. Deixa que as religiões ensinem apenas aquilo que não mexe na estrutura da pirâmide: Os ricos em cima e os pobres embaixo. E saber que Jesus morreu na cruz por causa de um Reino justo!
Então qual é o ensinamento que o Diabo esconde a sete chaves? "Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." Lc 14,33
E assim ele vem iludindo a humanidade há milhares de anos. Ele sempre encontra uma brecha, leva a humanidade a acreditar que está seguindo a Lei, até o momento em que chega alguém e o desmascara. Aí começa nova tentativa. Quando estaremos maduros para desmascará-lo definitivamente?
De tão ardiloso que é, ele já colocou na cabeça de seus seguidores, que a humanidade terá de enfrentar o anticristo, que está por vir. E as pessoas acreditam nisto. É como se ele fosse o Cristo e o que vem para resolver definitivamente os problemas fosse o bandido.
Florestas destruídas, águas poluídas, aquecimento global, 1 bilhão de pessoas na linha da pobreza, violências intermináveis, ogivas nucleares pairando sobre nossas cabeças... É isto o Reino de Deus? Os líderes das nações juram sobre as suas bíblias que sim!
Não parece tudo pronto para a volta daquele que foi ao Pai? O que dirá aos líderes e a todas às pessoas que negligenciaram a base dos seus ensinamentos? Será que vai arrancar das Escrituras esta página e rasgá-la, imitando Móisés que quebrou as Tábuas da Lei na frente de seu povo?
O problema de Jesus é mais grave. Moisés ao voltar do Monte Sinai não teve problema de ser reconhecido. Todos sabiam que aquele era o Moisés. Jesus Cristo prevê no Evangelho não só um desvio total de conduta de seu povo, mas pior ainda, ele prevê que o povo não vai mais reconhecê-lo: "Mas quando vier o filho do homem, acaso achará fé sobre a terra?" Lc. 18,8
Jesus Cristo conhece o seu inimigo a tal ponto que sabe exatamente o que ele vai fazer para anular o plano divino. Veja! Depois de levar Jesus à cruz, conseguiu mais tarde tirar o povo do caminho claramente traçado. Como se isso não bastasse, descaracterizou a imagem de Jesus a tal ponto, que jamais pode haver na terra homem parecido com ele. Desta forma, os seus seguidores estão esperando há dois mil anos e vão esperar mais um bilhão de anos alguém que não pode existir. Isto é absolutamente demoníaco, pois que para Jesus a coisa mais natural é ser como ele, pois que todo ser humano foi feito à imagem do Pai: justo (todos os bens do Pai pertencem de modo igual a todos os seus filhos, não há posses), tudo é gratuito (não podeis servir a Deus e ao Dinheiro), não há hierarquia (todos são igualmente importantes). Este é Jesus Cristo: um homem sem posses, que condena o dinheiro e a hierarquia. Os primeiros cristãos são a prática destes valores. Eles são o próprio Jesus Cristo. Se hoje não temos uma sociedade assim, é porque Jesus Cristo está morto.

10 comentários:

  1. Graça, paz e bem!
    Obrigada por sua visita e contrinuição no Tende animo!

    Que Deus abençoe o projeto deste blog, já o estou seguindo, qaundo puder, volte ao meu blog, dê novas contribuições e siga-me também!

    Abraço!


    http://tende-animo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Alceu João Gregory

    Agradecimentos pela visita e participação no meu blog! Sempre que possivel retorne outras vezes, será motivo de honra!

    Já estou seguindo seu blog! E estarei visitando mais vezes com certeza!

    Deus o Abençoe!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! vim te agradecer por ter visitado meu blog. paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  5. olá!!!
    Aprendi muuuito com seu texto.
    Deus continue a te abençoar e te usar!
    Muito obrigado!
    Paz e graça!
    Elaine (creche Escola Espaço Crescer)

    ResponderExcluir
  6. Cara, vou confessar 4 coisas: 1 Não entendi nada do que vc comentou no meu Blog (http://buscaioreino.blogspot.com/2010/06/eu-nao-sou-multidao.html). 2 Tu parece um “profeta” q encontrei no Twitter e conversei algumas vezes no MSN, fala milhões de coisas e não diz nada. 3 A ignorância é minha, nem tenho a pretensão de entender algo que vcs que flutuam em santidade e sabedoria escrevem. Eu, no entanto, que permaneço na escuridão do pecado e na minha pouca sabedoria, não to muito interessado em conhecer as profundezas das revelações do “Novo Reino” q vcs novos profetas anunciam, não tenho saco pra isso! 4 Publico em respeito às suas ideias e ao seu carinho.

    Muito obrigado e um forte abraço

    Soli

    ResponderExcluir
  7. A moeda sempre teve e sempre terá duas faces. Tudo na vida tem estas duas faces tb. O futebol sendo visto do lado positivo, como mera diversão, faz com que esqueçamos um pouco de nossas tristezas, une povos de todas as crenças e raças, a paz reina nem que seja por pouco tempo. Futebol alegra as pessoas.
    O lado negativo você já colocou todos, portanto não serei repetitiva. Temos que ter olhos positivos em relação às coisas, principalmente à tradições dos povos. Não tem como destruirmos tradições sem destruirmos o ser humano. Devagar e sempre, penso eu: tipo o "Amado Jesus". Complementar as tradições e não destruí-las. Tirar o supérfluo, tipo o lavar às mãos antes das refeições, que Jesus viu como supérfluo e tirou isto, naquela época era tradição. Forte abraço fraterno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  8. Não penso que o futebol deve ser destruído. Adoro futebol. A fome deve ser destruída. Esta é uma tradição milenar e aprendemos a conviver com ela, como se fosse algo normal. Penso que para destruir a fome, a sede, a falta de remédios e todos os males, não precisamos acabar com o futebol. Precisamos levar a sério o que Jesus colocou: Eu sou a criança que está morrendo de fome. Precisamos acabar com tradições milenares onde o nosso amado Jesus não foi nada "devagar e sempre".
    Condenou o dinheiro: "Vocês não podem servir a dois Senhores: a Deus e ao Dinheiro." Veja como com ele realmente não pode haver justiça: Aqueles jogadores, por algumas horas de trabalho faturam os tubos. As pobres criaturas que fazem o trabalho mais essencial e indispensável não conseguem nem comer direito. Por que será que todos aqueles riquinhos moram na Europa?
    Outra coisa que ele também foi muito claro; "Quer me seguir? Então renuncie a posse!"
    Por que isso? Ora, graças a desobediência a essa lei, aqueles jogadores podem ganhar tudo isso, enquanto mais de 20% da população mundial pena, todas as guerras, todos os roubos, o próprio aquecimento global são consequências dessa desobediência.
    Quer outro exemplo nada leve: Os que queriam segui-lo foram arrancados daquela vidinha cômoda e pacata junto às suas famílias. Por mero capricho? Não! Porque para construir um novo reino é preciso um novo modelo de família, que tem tudo em comum, que conquiste todas as terras sem precisar a espada. Como deter o poder de milhares de pessoas que compram todas as terras e as colocam em nome de Jesus?
    Querida, tenho o prazer de comunicar que estou reconstruindo esta família. Estou usando a internet como um dos meios para me manifestar. Mas a partir de julho vou sair pelo Brasil, passar em Igrejas, instituições etc. para apresentar este projeto maravilhoso. Se for da vontade de Deus, então com certeza ele vai enviar as pessoas certas até mim. Eu só sei que estou sendo chamado a fazer isto. No que isso vai dar, só Ele sabe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá! vim agradecer as conjecturas em minha postagem, li também seu artigo e quero refletir consigo...
    Quando se fala em de reino de Deus, e Jesus o mencionou quando esteve entre os homens, deixando bem claro "meu reino não é deste mundo".
    Podemos ter a representação espiritual deste reino, constituída de pessoas que foram alcançadas através da Graça de Deus. Estamos unidos em Cristo, e em torno deste reino espiritual
    Nos reunimos como igreja e esta representação física do reino de Deus, deve ser questionada, revista, repensada, desconstruída à medida em que a percepção de Reino torna-se mais clara em nós!
    Buscar o reino de Deus no mundo é um equívoco, e Jesus deixou claro " o mundo jaz no maligno!
    Por isso nele muitas vezes encontramos "Florestas destruídas, águas poluídas, aquecimento global, 1 bilhão de pessoas na linha da pobreza, violências intermináveis, ogivas nucleares pairando sobre nossas cabeças...
    Jesus conclamou seus seguidores ao conhecimento da escritura para a apropriação de seu reino...A Bíblia é nosso manual de instrução!
    Boa tarde, um abraço da vovó Noemia!

    ResponderExcluir
  10. Ter dinheiro não é pecado. Porque dependemos dele para suprir-mos as nossas necessidades, isso é; tanto o crente como o descrente precisa do dinheiro para sustentar o corpo.
    Amar o Dinheiro, mais do que a Deus, que é pecado. Jesus disse que não podemos amar a Deus e a Mamom.
    "Mamom" significa: O deus das riquesas. Se amarmos mais o dinheiro do que a Deus, estamos então praticando a Idolatria, que é uma abominação aos olhos daquele a quem devemos prestar contas um dia.
    O Senhor Jesus quando estava aqui na terra, ele sendo Deus, não precisava de dinheiro, porque Ele é o dono de todas as coisas independente de dinheiro. Ele sendo homem, precisava do dinheiro para comprar alimentos, tanto para sí, como para os seus discípulos. Exemplo disto podemos citar a passagem em que Judas escariotes colocava a mão dentro da bolsa e roubavam o dinheiro que o povo e as mulheres traziam para sustento de Jesus e os discípulos. Judas amou mais o dinheiro do que o próprio Deus que estava ali na sua frente encarnado.
    O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

    Que Deus em Cristo Jesus abençoe a vida de todos.

    ResponderExcluir