quinta-feira, 16 de maio de 2013

O que significa viver como Jesus viveu?

"Eis como sabemos que o conhecemos: Se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." Primeira Epístola Jo. 2,6
Como há várias interpretações plausíveis, vamos tentar aqui propor o que seria uma interpretação justa. Muitos de nós certamente nos consideramos cristãos e fiéis a Cristo, mas diante desta pergunta 'você vive como ele?' e se a resposta for negativa, nos encontraríamos então numa situação delicada, pois passaríamos por mentirosos e seríamos, portanto, cristãos hipócritas.
Como seria então possível depois de dois mil anos sabermos se estamos vivendo como ele viveu? Como descobrir que não estamos seguindo uma doutrina falsa? O melhor método para a investigação é o da autonomia "Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo?" Lc 12,57. Cada um julgar por si mesmo o que é justo, parece muito subjetivo e nos levaria a caminhos absolutamente distintos. Mas se tomarmos a justiça como um conjunto de leis que mantêm o mundo em equilíbrio, onde a violência de seres humanos contra seres humanos não se manifesta mais, estaremos com certeza nos aproximando de Jesus Cristo e vivendo conforme ele viveu e deste modo estaríamos, como sugere o filósofo alemão Kant, transformando nossa conduta em uma lei universal. Se, portanto, todo mundo seguir o meu exemplo a terra será libertada de todos os males que a afligiram durante milênios, o Reino de Jesus Cristo, o Reino de Deus, estará estabelecido sobre a terra. Aqueles que riem de mim, aqueles que riram de Jesus Cristo e de todos os que o seguem de fato, já não podem nos ridicularizar, pois nós somos a realidade a qual os opositores negavam e continuam negando com sua própria conduta.
A partir desta reflexão, fica fácil saber se estou nele ou não. Se a minha conduta é a daquele que pode dizer “Eu sou o Reino de Deus”, se a minha conduta é daquele que vive, como se vive no céu, então podem rir de mim, caçoar de mim, falar o que quiserem, mas uma coisa ninguém me toma, eu estou nele e ele está em mim. Na matemática um e um são dois, aqui um mais um continua sendo apenas um. Cristo sempre foi o mesmo e sempre será o mesmo, ainda que se multiplique por bilhões sempre formará um só. É assim que conhecemos se estamos nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário