terça-feira, 22 de setembro de 2009

Quero mesmo ser cristão?

Num dia obscuro, um ladrão invadiu minha casa.
Em um instante de distração por parte dele consegui sacar minha arma da gaveta do armário e rendê-lo.
- Você é batizado? Perguntou ele.
- Sou.
- O que significa o batismo?
- "É tornar-se discípulo de Jesus Cristo." - Respondi sem exitar.
- "Isto significa que você procura seguir todos os ensinamentos dele?"
- "Correto."
- "Por quê então os que se dizem cristãos, usam armas, chamam a polícia etc. quando são assaltados?"
- "É para proteger o que eles conquistaram com muito suor e trabalho."
- "Você é um hipócrita", respondeu o ladrão, "seus pais professaram publicamente que são seguidores de Jesus e que fariam de tudo para você também ser um seguidor. Assinaram um documento, a sua certidão de batismo. Seus pais e você reconheceram em meio a testemunhas que os seus bens não lhe pertencem, 'qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo', 'se alguém lhe toma alguma coisa não peça que devolva' . Que espécie de cristão é você?" E acrescentou: "Não sou ladrão coisa nenhuma. Estou apenas testando os que se dizem cristãos. A verdade é que em mais de mil anos fazendo essa brincadeira não encontrei um que me convencesse. Não vejo mais graça em continuar com isso. É tão difícil assim ser cristão? Se você deixar de apontar esta arma e me deixar sair, vou eu mesmo tentar ser cristão. A minha casa é a sua casa. Quando o ladrão entrar lá, ele encontrará a luz para iluminar as suas trevas. Se ele não querer enxergar e me deixar sozinho, não vou desanimar. Vou esperar outro ladrão e mais outro... Não me importa a quantidade, mas sim a qualidade. Se alguém quiser colocar-se ao meu lado, deve renunciar a tudo o que possui e lutar para fazer renascer a comunidade dos primeiros cristãos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário