sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Com qual destas duas a sua família se parece mais?




Acompanhe uma breve comparação entre estas duas famílias. Vejamos primeiro a família de Jesus. Eles estão reunidos para a construção de um reino justo. Reunidos para cumprir a vontade do Pai. Unidos por causa da mesma idéia. Qual era a condição para fazer parte desta família? Lc 14,33 - "Qualquer um de vocês, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo". Esta é a pedra fundamental do cristianismo. Qualquer um destes doze teve de largar todas as posses para atingir a condição de discípulo e se integrar nesta família. Esta família depois cresceu rapidamente conforme podemos ver em Atos 2, 44-45 - "Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum, vendiam as suas propriedades e os seus bens , e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um" e 4,32-37 "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.... todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos..." No cap. 5 de Atos podemos ver claramente que quem não observava esta condição não podia fazer parte desta família.

Esta é a família predestinada a reinar sobre a terra. Nela não há propriedade particular, nela não há hierarquia (o mais importante lava os pés dos demais) e o dinheiro só existe para eles enquanto não fizerem o reino de Cristo prevalecer sobre a terra.
O que sobrou desta família? "No domingo, a família Gregory realizou seu 18º encontro. Na parte da manhã foi celebrada uma missa, na Igreja Matriz. Depois, os familiares se encontraram no Renascença Taquari Tênis Clube, onde foi servido churrasco, seguido de sobremesas variadas." Penso nesses encontros, quando todos se reúnem. Percebo a luta que cada um tem de travar para ter um teto, comprar a sua casa, o seu carro, as suas propriedades, educar os seus filhos e dar segurança para todos. Cria-se sempre aquele clima de expectativa: quem vem com que roupa, com qual carro, com que presentes etc. Penso nos conflitos que a disputa por propriedades gerou e gera entre os próprios familiares...

Para dizer a verdade começo a sentir um mal-estar. Não devia a família Gregory, como família cristã, todo mundo batizado e "fiel" aos ensinamentos de Cristo, não devia esta família refletir o modelo da primeira família cristã?

O espelho em minha frente, o vidro que cobre a mesa da Santa Ceia, aos poucos, reflete a minha verdadeira imagem e começo a entender melhor porque a minha família não é um espelho da família de Jesus. Eu sou aquele que há dois mil anos se afastou desta família e eu ainda lembro bem o motivo. Eu temia pela minha segurança, eu precisava do dinheiro para comprar aquele campo. Que segurança estes doze podem me oferecer? Como vou educar os meus filhos? Comprar o meu carro? Garantir a minha aposentadoria? Fazer as minhas viagens?

Aos poucos a minha traição, com a morte da familia de Jesus, foi espalhando os seus frutos pelo mundo afora. Muitos roubos, muitas mortes, prisões, guerras, fome... foram tomando conta deste planeta. O dinheiro e a luta pelas posses hoje definitivamente ameaçam a vida na terra. Aquele campo tornou-se de fato um sinônimo de autodestruição.

Senhor, como queria que a minha família fosse como a tua! A minha traição já custou muito, mas só agora percebo o que ainda está por vir. Tende piedade! Manifesta-te novamente! Reconstrua a tua família! Dá uma chance a este Judas, teu traidor!
Sei que não sou digno de confiança! Não me importo que me atirem pedras, desde que não quebrem o seu próprio espelho! Não permita que mais gerações paquem o preço dos meus erros!
O que há por detrás do 21/12/2012 - Três vezes o número doze. 21, o doze invertido, lembra Jacó e os seus doze filhos, a história antes de Cristo, as doze tribos de Israel. O 12 do mês de dezembro lembra a família de Jesus, o mês do seu nascimento. E o 12 do ano de 2012? Seria ele um sinal da volta desta família que vai enfim encher a terra da sabedoria divina, estabelecendo um reino justo e eterno?


Alceu João Gregory





2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente conteúdo do seu blog. Mais um na subversão do Reino!
    Já estou seguindo!
    Se ainda não conhece o meu espaço, convindo-o a conhecer, e se desejar segui-lo, será um imenso prazer.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Irmão? Que bela família a sua! Parabéns!
    1o.ponto positivo: Num mundo em que a família está desmoronando, ou existe outro padrão familiar, o fato da sua estar unida, é uma grande benção aos olhos de Deus. Solidez.
    2o. ponto: Sua família não é perfeita? Nem a minha. rsrs... Graças a Deus, ela é feita de gente. Que bom, né mesmo?
    3o. ponto: Num mundo sem fé, sua família ainda acredita em um Deus? Maravilhoso.
    4o. ponto: Sua família causa inveja a muitos que não possuem NENHUMA. Mesmo com suas dificuldades e imperfeições. Faça uma enquete e pergunte quantos não quereriam ter UMA FAMÍLIA e não as tem. Agradeça ao Senhor por tamanha bondade.
    AME SUA FAMILIA DO JEITO QUE ELA É.
    As mudanças, o próprio Senhor providenciará.
    Nada te perturbe, amado de Deus. A começar pelos seus,tenha um olhar amoroso. Forte abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir