sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conhecer-se a si mesmo

O que seria na prática conhecer-se a si mesmo?
Acho que uma boa definição seria esta: É saber que cada ser humano, por menor que seja, carrega em si o potencial de mudar a sua história e a da humanidade.
Mas como ver no outro esse potencial, se ele não está em mim mesmo?
Nisto consiste toda a ciência de Cristo. Quem o conhece sabe que mesmo o maior dos ditadores assim como o menor dos seres humanos carrega em si o potencial de transformar o mundo, de trazer o Reino de Deus para a terra.
O fato de voltar-se para o mais fraco, o excluído, é porque este está em melhores condições de ouvi-lo. Este excluído já apanhou tanto que prefere ficar à margem a voltar aos braços de um pai perverso. É como a mulher que apanhou tanto do marido que prefere morrer a voltar para ele. O trabalho de Jesus Cristo não é o de chamar o excluído de volta para aquele que o excluiu, mas introduzi-lo em um mundo novo, chamado Reino de Deus. Quando este herói fraco souber que este que o chama é de fato o Justo, então ele vai segui-lo e desenvolver todo o seu potencial e tornar-se ele mesmo o Justo.
Quanto aos incluídos, os que ainda se sentem fortes o bastante para continuar a suportar a luta cada vez mais acirrada, só estarão preparados para assumir um novo Reino, quando lhes acontecer o que aconteceu com o excluído. Aí estarão dispostos a refletir sobre uma nova visão. E é neste momento, o de maior necessidade, que o Reino de Deus lhes virá de encontro. E é a partir deste herói verdadeiramente fraco que o Reino de Deus será construído. É praticamente a repetição da história ocorrida há dois mil anos. Quando se esperava um rei todo poderoso, nasce um menino absolutamente pobre. Os que não estavam preparados nunca viram o Reino de Deus. Esta sempre foi a verdade e ela nunca mudará: os que não estão preparados, não podem entrar no Reino de Deus, estão privados de vê-lo, não podem acolhê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário