segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Onde está o dono da festa?

        Você, os cristãos conscientes, todos nós sabemos que qualquer ser humano é um sonho de Deus. Sabemos que ele está trabalhando há bilhões de anos para que cada um de nós tenha a sua existência plena. Sabemos também que Jesus Cristo é o sonho de Deus que se tornou realidade. Temos hoje a certeza, graças a Jesus Cristo, de que o sonho de Deus é possível, é real.



         A maior graça que cada um de nós recebeu é a de realizar o sonho de Deus. E este sonho é o de formar um só corpo e um só espírito com ele, como fez Jesus Cristo, abrindo-nos as portas do Reino de Deus.


          Ora, se qualquer um de nós recebeu este potencial (Jesus Cristo nos garante isto: "aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas" Jo 14,12) como é possível que este sonho de Deus tenha se realizado apenas uma vez? Como ousamos celebrar o Natal, o nascimento do menino que realiza o sonho de Deus, o nascimento daquele que nos garantiu que qualquer um de nós pode ser ele, (depois de Jesus Cristo teríamos a obrigação de realizar este sonho), como ousamos celebrar o seu nascimento, se entre os bilhões que somos, não se encontra sequer um para o qual possamos apontar e dizer: "Este é de fato o filho de Deus, aquele que salva a humanidade"? Como ousamos pedir a sua volta, se qualquer um de nós deveria ser ele, o sonho de Deus que teimamos em não realizar?


          Se queremos do Natal algo mais do que uma ocasião de comilança e elevação das taxas de venda, deveríamos levantar algumas questões do tipo: Por que não fazemos daquelas crianças que nascem na pobreza, que morrem sem socorro, que crescem na marginalidade, por que não fazemos delas o nosso Salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo? Seria por ventura por que não acreditamos naquilo que ele nos ensinou? "Se fizerdes alguma coisa ao menor que seja é a mim que o fazeis."


            Então nos comportamos como aqueles hipócritas na parábola de Jesus: "Senhor, mande Moisés até nós, para que possamos crer!" Nós hoje estamos pedindo a volta de Jesus. Se não acreditamos nas palavras dele, se não acreditamos que aquelas crianças são ele, se celebramos o Natal, se fazemos a festa, enquanto aquele que dizemos homenagear está morrendo, como justificar o nosso comportamento?


       Até quando Deus terá paciência conosco? Será que precisamos realmente ir até o fundo do posso? Vamos transformar a terra no inferno, comer a lavagem dos porcos, antes de tornarmo-nos discípulos de Cristo? "Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." Lc 14,33

4 comentários:

  1. O discurso e duro, mas necessário.
    Um Feliz Natal mais Cristã que Social para este mundo .
    Fique na paz meu irmão

    Ps – Obrigado pelo comentário no meu blog. Excelente alegoria

    ResponderExcluir
  2. Que esse clima de renovação e esperança, toque seu coração,
    e que tomado pelo Espírito Santo, possa sentir a bondade divina,
    iluminando seus dias, alegrando seu coração, e aproximando a felicidade,um 2011 de toda sorte de benção pr vc e tua familia fica com nosso papai!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o espirito natalino envolve apenas uma parte das pessoas, a externa.
    Precisamos de mudança interior para que o Natal enfim aconteça
    agradeço sua presença em meu blog.
    abraços
    Liliane

    ResponderExcluir
  4. Grata pela sua visita!
    Vim conhecer o seu espaço!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir