sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bemaventurados os que têm um coração de pobre...

“Bemaventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus.” Mt 5,3


Muitos interpretaram e interpretam esta bemaventurança de que é necessário ser pobre para entrar no Reino dos céus. Esta interpretação no entanto é apenas uma parte da verdade.


Vejamos: Quando falamos em Reino de Deus estamos nos referindo a um reino, onde todos são extremamente ricos. Se Deus é dono de todas as riquezas, seus filhos irão herdar todas estas riquezas e não haverá lugar para pobreza nem de espírito e nem material. A riqueza de espírito garantirá também a riqueza material.


Estabelece-se então um contrasenso: É preciso ser pobre para ter acesso a um reino extremamente rico? Isto merece uma explicação!


Se olharmos para Jesus Cristo, vemos de fato uma pobreza material. Ele não tinha posses. Estabelece também para os seus seguidores a mesma condição: “Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” Lc 14,33. Outrossim pede aos seus discípulos que levem seus ensinamentos a todas as pessoas. Isto implica que teremos ao final das contas um mundo sem posses. Então teremos o Reino de Deus, ou seja, ninguém é dono de nada ou de modo invertido, todos são donos de tudo.


Jesus insiste nesta postura em várias passagens: “Se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica.” Trata-se de um espírito que em hipótese alguma está disposto a disputar os bens materiais. Este espírito sabe que tudo lhe pertence. Quando terminar a sua missão, que é a de ensinar àqueles que mantêm posses, àqueles que roubam, de que todos são donos de tudo, vamos reorganizar o mundo de acordo com este fundamento, quando esta missão for cumprida então o Reino de Cristo de fato estará estabelecido.

3 comentários:

  1. Obrigado Alceu pela sua visita ao meu blog e mais ainda pelo seu comentário, parabéns pelo seu blog, já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir o meu, aguardo mais uma vez a sua visita, um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Claro, lindo isso. O que Jesus dizia era que precisamos ser desprendidos de coisas materiais, não necessariamente ser pobre. E claro, o pior pobre é o de espirito. Um abração ee lindo final de semana abenoçado por Ele.

    ResponderExcluir
  3. ola...
    obrigado pela sua visita no meu blog, ja estou seguindo o seu.
    paz!

    ResponderExcluir